Um dos
elementos que possibilita a socialização é a comunicação, por isso desde sempre
o homem viu a necessidade de comunicar com o seu semelhante, e isso implicou a
procura de meios para - o fazer por isso, o desenvolvimento dos meios tem vindo
a acompanhar o desenvolvimento da sociedade.
A invenção da escrita trouxe ao homem a possibilidade
de materializar o seu pensamento assim as mensagens não ficavam limitados no
tempo e no espaço. Um outro grande meio encontrado foi a televisão, com as
transmissões em tempo real.
De lá para cá houve
uma constante diversificação dos meios /houve um desenvolvimento quantitativo e
qualitativo, e agora fala-se dos mídias digitais que para além de muitas outras
coisas tem uma característica muito importante, a interatividade. Tudo isso
refletiu na publicidade, agora o receptor passou a ser também emissor mostrando
as suas preferências, escolhas, forma de pensar etc. Ou seja ele passou a ser
agente passivo na construção da mensagem ou seja deu se o fim do broadcast.
A interatividade é nada mais nada menos que a
comunicação envolvendo duas ou mais pessoas, sendo que o grau máximo da
interatividade é a diálogo frente a frente. Enquanto, que na publicidade o grau
máximo é o compartilhamento do consumidor das ações dos anunciantes.
A publicidade
comercial tem como base dois factores: o aumento da produção industrial e o
aperfeiçoamento da comunicação, penso que isso é óbvio com um grande
desenvolvimento de produtos sentiu-se a necessidade da divulgação para que
possa haver saída.
A palavra interatividade foi rapidamente e
fortemente engajada na publicidade em função da sedução, visto que esta é muito
importante para a sociedade de informação. Mas é preciso saber destingir o que
é interativo do que é reativo. As opções predefinidas são as reações, ou seja
somos estimulados a agir daquela forma.
A publicidade terá que atuar com a interatividade e
não reatividade.
Sem comentários:
Enviar um comentário