Publicidade
impresso e relação texto/leitor
Podemos
dizer que textos, slogans publicitários recorrem a recursos linguísticos para
chamar atenção, incitar desejos, facilitando a menorização de uma marca, como
diz Grunig (1991).A publicidade explora ao máximo todas as possibilidades que a
linguagem oferece.
Na publicidade a presença e manutenção de figuras
humanas, serve de uma espécie de relação entre a
imagem/publico/leitor/consumidor potencial. As figuras humanas nas publicidades
impressas podem ser divididas em duas categorias – os que olham directamente
para a câmara, consequentemente para o leitor, e o que se deixam olhar. Na
publicidade nada é casual, cada detalhe conta, tudo é devidamente pensado e
calculado.
Santella que
investiga a relação entre o texto publicitário e seu público, tendo em conta
todas as suas transformações, invenções e desenvolvimento - homem moderno, também
o surgimento da publicidade na sociedade moderna. Ela afirma que, com a Ciberpublicidade
houve uma nova forma de comunicar com o público, as pessoas sendo bombardeadas
com informações, imagens que seduzem e persuadem. Acrescenta ainda que as
imagens vendem e tornam-se produtos a serem vendidos.
A Ciberpublicidade:
o leitor imersivo no advento do pós-humano
A
publicidade passou do impresso ao Ciberpublicidade, com o surgimento da
internet, ciberespaço, tudo circula com mais facilidade e rapidez, há mais interactividade
e versatilidade. É uma nova forma de comunicação, digitalização da fala – como diz
Babo e Levy que define o hipertexto como um conjunto de textos interligados já que
o ciberespaço é um espaço de armazenamento de informação.
A Ciberpublicidade
apresenta-se nesse novo contexto como forma de consolidar a caracterização do
novo perfil de leitor, nesse novo espaço virtual.
Espaço marcado pelo advento do pós-humano.
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