segunda-feira, 24 de março de 2014

Do Impresso à Ciberpublicidade: os percursos do leitor no advento do Pós-Humano


Publicidade impresso e relação texto/leitor

Podemos dizer que textos, slogans publicitários recorrem a recursos linguísticos para chamar atenção, incitar desejos, facilitando a menorização de uma marca, como diz Grunig (1991).A publicidade explora ao máximo todas as possibilidades que a linguagem oferece.
 Na publicidade a presença e manutenção de figuras humanas, serve de uma espécie de relação entre a imagem/publico/leitor/consumidor potencial. As figuras humanas nas publicidades impressas podem ser divididas em duas categorias – os que olham directamente para a câmara, consequentemente para o leitor, e o que se deixam olhar. Na publicidade nada é casual, cada detalhe conta, tudo é devidamente pensado e calculado.
Santella que investiga a relação entre o texto publicitário e seu público, tendo em conta todas as suas transformações, invenções e desenvolvimento - homem moderno, também o surgimento da publicidade na sociedade moderna. Ela afirma que, com a Ciberpublicidade houve uma nova forma de comunicar com o público, as pessoas sendo bombardeadas com informações, imagens que seduzem e persuadem. Acrescenta ainda que as imagens vendem e tornam-se produtos a serem vendidos.

A Ciberpublicidade: o leitor imersivo no advento do pós-humano

A publicidade passou do impresso ao Ciberpublicidade, com o surgimento da internet, ciberespaço, tudo circula com mais facilidade e rapidez, há mais interactividade e versatilidade. É uma nova forma de comunicação, digitalização da fala – como diz Babo e Levy que define o hipertexto como um conjunto de textos interligados já que o ciberespaço é um espaço de armazenamento de informação.
A Ciberpublicidade apresenta-se nesse novo contexto como forma de consolidar a caracterização do novo perfil de leitor, nesse novo espaço virtual.
Espaço marcado pelo advento do pós-humano.




Sem comentários:

Enviar um comentário